quinta-feira, 17 de julho de 2008

A Primeira Impressão

A mente humana, que por muitas vezes já foi comentada aqui no meu blog (sempre superficialmente, mas foi comentada), tem de suas malandragens. A primeira impressão que temos das pessoas que conhecemos é uma delas.
Quando damos aquela olhada de cima a baixo numa pessoa, e passamos por aqueles 15 segundos de identificação (homem? Mulher? Ambos?), conceitualização (emo? Punk? coisas piores?), qualificação (bonito? Feio? um bagaço?) e também pela parte mais instintiva da coisa, verificando eventuais feromônios desagradáveis, ofensivos ou atraentes – dizem que as mulheres durante a fase fértil do mês têm um cheiro natural mais chamativo para os homens – nosso inconsciente manda recadinhos para o nosso consciente, visando nos afastar dos chatos e dos pés no saco, e nos aproximar dos mais simpáticos e atraentes (na maior parte das vezes: A Mais Atraente).
Isso é bem legal, grande sacada da mãe natureza, mas e quando nosso inconsciente não está certo? Ah, pois é, aí é que são elas. Tu não gosta da pessoa, mas ela é tri gente fina, ou vice versa, e ambos saem perdendo.
Passei por isso bastante nos últimos tempos. As pessoas que no primeiro dia de aula eu taxei de “fora da minha lista de amizades” hoje estão no topo dela ou mais além. Claro que meu inconsciente não é tão pateta assim, alguns dos que eu risquei das possibilidades realmente estão cada vez mais longe de estarem na lista dos Best of the Best. Mas em grande parte o meu Eu De Dentro errou, e hoje alguns dos erros dele lêem meu blog e em alguns surtos de generosidade lunática dizem que gostam do que eu escrevo. Ok né, tem louco pra tudo nesse mundo, como já diria... bem, sei lá quem diria isso, mas alguém diria e ai de quem disser o contrário. Enfim, obrigado a todos os meus erros de taxonomia, por terem dado mais chances a esse aprendiz de tora para aumentar o círculo de amizades com pessoas da mais alta classe (!?), simpáticas (!?) e inocentes (!?!?!?!?!?!?!?!?!?).

Agora, fazendo um link totalmente não espontâneo no texto, eu gostaria de salientar que meu inconsciente também erra para o outro lado. Gente boa, no início, que de uns tempos pra cá muito me decepcionam. Espero, do fundo do meu coração, que seja apenas eu mesmo que esteja errado, e não que o Universo esteja conspirando para que eu perca pessoas tão boas do meu convívio. Vou dando chances, por que uma hora a máscara cai. Só resta saber qual delas: a máscara que me decepcionou ou a máscara que cativou a minha amizade.

***

E agora abro espaço aqui no meu blog para fazer algo que eu sei que vocês detestam que eu faça: me desculpar pela ausência. Eu acho tri fofo, e me dói até, quando a Kari me deixa um comentário só para reclamar da saudade de mim e (na falta de um termo melhor) me infernizar para que eu volte logo. Mas eu não consigo. Ainda não cheguei na fase do talento literário na qual se pode parar para escrever e conseguir fazê-lo a qualquer hora, sem nem mesmo inspiração ou vontade. É chato isso, eu sei, mas é a verdade. E também é verdade que eu estou enfrentando uma rotina bem diferente da que eu tive nos últimos 14 anos, e só consigo manter as minhas costas sem nódulos de stress por que eu relaxo em algumas partes. No caso, o blog. E de verdade verdadeira o mais certo era eu abandonar o blog, mas me apeguei demais a ele para fazer isso. E não vai ser agora que eu vou regredir aos tempos em que eu martelava o teclado todo dia e enchia os ouvidos de vocês de toda sorte de abobrinhas e problemas idiotas e etc. Escrevendo de tantos em tantos dias a qualidade do texto sobe bastante (eu pelo menos gosto mais de escrever) e a minha preocupação no geral diminui. E também desse modo eu evito que meu blog fique demasiadamente artificial, uma fábrica de reproduzir coisas que já existem, ou um alvo de memes e selos. Não que eu não os goste, eu os adoro, principalmente quando sinceros e dados por gente do bem, mas é que memes e selos são bloguísticos demais, e meu blog, eu (principalmente mais pra cá no tempo) tenho considerado realmente como um depósito de pseudo escritos, como uma válvula de escape para essa veia criativa que as vezes me toma. E era isso que eu tinha falar sobe isso, desculpe se eu ofendi alguém, não era intenção nem de costas, no escuro e de relance.

***

E por falar em memes, tenho que responder um que a Candy me mandou. O que a propósito, é um bom exemplo de gente boa, do bem e sincera. Valeu branquela!
O meme consiste em responder a algumas perguntas com títulos de músicas de uma banda ou artista à escolha. A artista que eu escolhi foi a Rita Lee, a melhor.

1 - descreva-se: Moleque Sacana;
2 - o que as pessoas acham de você: Menino Bonito e Caso Sério;
3 - descreva seu último relacionamento: Amor e Sexo (!?!?!?!?!?!?!);
4 - descreva a atual relação: De Pés no Chão;
5 - onde queria estar agora: Here, There and Everywhere (Aqui, Lá e em todo lugar);
6 - o que você pensa sobre o amor: Nem luxo nem lixo;
7 - como é sua vida: Sem cerimônia;
8 - se tivesse direito a apenas um desejo: Todas as Mulheres do Mundo e Eu Quero ser Sedado;
9 - uma frase sábia: Gente Fina é outra coisa;
10 - uma frase para os próximos...: Entre sem Bater.

Até que foi divertido de fazer esse. A cada pergunta tinha uma resposta perfeita, hehehe. Quem quiser, pode se sentir a vontade para baixar o espírito de um presidente latino e se apropriar da Petrobrás, digo, do meme, para postar no blog.

Antes de finalizar, novidades rápidas:

- Eu continuo solteiro. Dããã.
- Sábado agora tem a gincana de verdade, acho que falei que foi no outro, mas eu estava bem mal informado, esqueçam aquilo.
- Semana que vem estou de férias, recesso escolar, sem nada pra fazer (exceto os temas que os viciados dos professores deram para que fizéssemos).
- Graças a alguns acontecidos na escola (tipo umas pessoas dizerem que eu sou tri massa, apesar da primeira impressão que tiveram de mim), meu ego teve de ir pesquisar a situação no braço direito da Galáxia. O problema é que foi rápido demais, ultrapassou a velocidade da luz e voltou no tempo e pousou aqui na Terra. Sabem aquele acidentezinho em Hiroshima e Nagasaki? ...

Enfim, um abraço dos mais megas pra todos daqui!

PS: sinto que ficou confuso o texto, mas nada que uma ginástica mental não resolva. O Millôr Fernandes escreve todo torto e todos adoram. Se erra, é licença poética. Até tem um escritor lá, Saramagos acho, premiado pelo Nobel, que não usa pontuação. Às vezes, muito raramente, um ponto final, tipo este “.”.

5 comentários:

Kari disse...

Depois de uma bronca dessas, eu preciso me justificar.
Sempre pela manhã, eu entro em todos os blogs linkados para então ler e comentar. E, pois mais de uma semana que passo aqui e não te encontro poxa. Aí bate a saudade. E é por isso que, mesmo sem nada novo pra ler, eu deixo um recadinho só pra tu saber que eu lembrei de tu!

E agora, falando do texto nada confuso... Também sou muy amiga daqueles que um dia olhei de lado e pensei "aff"... A vida é assim mesmo....
Adorei as respostas do meme. E ei... Gosto demais de tu, visse guri? Só pra tu saber!!!!

Beijão daquela que te inferniza um bucado... hehehehe

Fala, Garoto! disse...

A vida é engraçada, mostra-nos sempre uma nova maneira de ver as coisas. Contudo, hoje não me engano com as aparências. Prefiro ser reservado e precavido à errar! Abs

Jader disse...

Cara, eu estou de pseudoférias.
Banco e São Mateus oficiais, mas da Raios, trabalhando feito um cavalo...

Anyway, vou aproveitar pra fazer yoga 4 vezes por semana, dormir depois do almoço e descansar do queixo para cima!

Aproveita as tuas!
Um abraço!

Unknown disse...

Aqui pra nós, Marcus, eu acho o fim da picada um escritor não usar pontuação. E as focas amestradas aplaudem, afinal o cara é Nobel. Vou eu fazer isso, pra ver! Me atiram pedras sem dó!... A propósito, tem um selinho no blog pra vc.
Valeu!

Anônimo disse...

Pequenoooo!
Vc virou um blogueiro desnaturado e eu uma comentarista (?!) igual.
O.o

Ia comentar mil coisas, mas o sono tá mtooo maior :S
ah, tem selinho pra o blogueiro desnaturado mais lindo do mundo!
:D

;*