quarta-feira, 23 de abril de 2008

O Meme do Futuro

Em um momento em que o blog ficaria vazio de textos (e cheio de traças) graças à grande falta de inspiração do seu dono, eis que surge uma luz no fim do túnel, uma mensagem dos céus, um afago amigo, um dos melhores remédios para uma mente despreparada no quesito “idéias para textos”: um meme. Quem me incumbiu de escrever o texto baseado nesse meme, em uma honorária atitude de solidariedade com o blog alheio, foi o Antônio. Valeu Antônio!

Pois então, a sacada deste meme é descrever oito coisas que eu quero fazer antes de morrer, e não algo tecnológico e futurístico como pode se interpretar a partir do título deste post. Descrever tais coisas pode ser bem complicado para mim, pois tenho várias coisas na cachola que eu gostaria de fazer, e escolher oito dentre elas para partilhar com vocês vai ser difícil, ou talvez divertido, veremos.
Mas antes de começar, um comentário básico sobre esse meme: perguntar o que se quer fazer antes de morrer é bem sádico, ainda mais em uma época como a que estamos vivendo, onde reencarnações de deuses hindus fazem chacinas, onde imagens de santos são quebradas durante procissões... é, algo não me cheira bem nesta história, e olha que não é cocô de elefante.

1 – Escrever um livro

Vocês sabem que eu gosto pouco de escrever, e menos ainda de ler, então é inevitável que tal coisa apareça na minha lista de tarefas agendadas para antes do meu último dia. Para desempenhar essa auto-incumbência, só me faltam mais alguns anos de prática, de técnica e de experiência, além, é claro, de uma idéia milionária. Se chegar a escrever um livro, quero que seja o meu melhor, ou que seja o meu melhor até então.

2 – Fazer sucesso

Sou um cara vaidoso e ambicioso. Sucesso é o objetivo final, digamos assim, mas fica aqui pois é um dos mais importante. E quando digo sucesso, não quero dizer dinheirama, pois dinheiro em excesso não é legal, eu quero dizer é sucesso mesmo, consciência de ter chegado ao topo da própria capacidade, reconhecimento das pessoas pelas minhas qualidades e atitudes, etc. Como vou chegar a isso, se ganhando um Nobel, se escrevendo o livro do item 1, se posando para a G-Magazine (mas hein?!), só o destino sabe, e não quero tentar adivinhar até chegar lá.

3 – Conhecer lugares

Depois de fazer sucesso, ou durante, tanto faz, quero fazer viagens, muitas viagens. Conhecer a China, jogar vídeo game no Japão, subir em um banquinho em cima do Everest, dizer “elementar meu caro Watson” no museu Holmes, 221b Baker Street, em Londres e também fazer rapel no Grand Cânion. Mas não quero só conhecer o mundo afora, quero viajar por essa imensidão de terra que chamamos de Brasil. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, e todos aqueles pequenos estados pro lado do Rio Grande do Norte, onde vou tomar café e tocar conversa fora com várias pessoas. :)

4 – Desenvolver-se completamente

O sucesso do item 2 vai ser conseqüência desse aqui.
Quero sanar todos os defeitos que puder (não posso saná-los de vez, mas pelo menos posso diminuí-los bastante na tentativa), e potencializar as minhas qualidades. Quero acumular conhecimento para várias vidas e ler tantos livros quanto for possível para um ser humano, isso tudo sem deixar de ser simpático e agradável.
Missão Impossível? Talvez.

5 – Aproveitar o lado bom da vida

Antes de morrer, eu quero aproveitar de tudo um pouco, ou aproveitar tudo de tudo, se conseguir. Nada de atropelar decisões ou apressar circunstâncias, quero fazer cada coisa a seu tempo. Quero fazer tudo aquilo que me proporcione alegria e toda uma gama de sentimentos bons.

6 – Criar novas amizades e manter as antigas

Antes de morrer eu quero sentar em uma roda de violão e cantar com meus amigos, todos bem velhinhos, músicas que cantamos hoje em dia e músicas novas, trazidas pelos novos amigos que foram se agregando à panelinha.

7 – Aprender a tocar um ou dois instrumentos

Hoje em dia eu ainda olho com inveja os meus amigos que tocam trocentos intrumentos com perícia incrível, mas espero que antes de morrer eu toque algum também, para tirar um som quando estiver sozinho em casa.

8 – Ver que tudo o que eu fiz foi motivo de orgulho, e que não mudaria nada na minha caminhada, nem um passo sequer

Esse eu quero completar no próprio dia da morte, que é quando não dá mais tempo de repensar e achar algum erro na vida. E é só.

------------

Repasso esse meme para os amigos:

Victor, Kari, Gisele, Frodo, Marcela, Fláh, Jader e Candy. Se já receberam esse meme alguma vez, deixa pra lá. Se alguém que eu não indiquei estiver a fim de fazer esse meme, sinta-se a vontade.

Abraço!

PS: talvez eu tenha saído um pouco da proposta do meme, mas "to nem aí! to nem aí!"...

6 comentários:

Antônio Dutra Jr. disse...

Marquinhos, o megalômano. A FUB criou um monstro. Que bom! =]

Belas respostas.

Abraço!

Kari disse...

Gostei desse meme...
E gostei das tuas ambições também em moçinho...
Apesar de que, espero que em "aqueles pequenos estados pro lado do Rio Grande do Norte", esteja incluido Pernambuco, viu????

Tava com saudade de vir aqui...

Um beijão pra tu "guri"

Anônimo disse...

Eii, tava sentindo sua falta viu?!
O meme foi bom pra mim tb pra escrever alguma coisa já que a fonte de idéias secou
heheheh

Pois é.. vem pra cá!
huhuhuuh
eu só nao tomo café
uahuahuhhhaa
E quer dizer que vc tb é Robert como o outro branquelo né?
deve ser mal da cor!
=X
hehehhe

;*****

Fala, Garoto! disse...

Os sonhos nos mantêm vivos em meio a esta "Selva de Pedra". Abs

Kamilla Barcelos disse...

Eu tb gostaria de escrever livros... Eu tb sou ambiciosa, gosto de ser a melhor, mas eu não passo na frente de ninguém agindo honestamente, tudo com todo o meu esforço.

Beijos

Unknown disse...

Oh, my God!... Oito coisas? estou começando a pensar, mas isso vai dar um trabalhão, Marquinhos. Em todo caso, valeu pela lembrança desse seu amigo cansado e sem tempo. Puxa, como eu gostaria de voltar à infância e não ter nada pra fazer...
Grd abraço!