segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Uma Reclamação a Fazer

Acordei moído pela manhã. Um amigo pernoitou aqui em casa, e ficamos até umas três da madrugada jogando jogos no PC e destilando o veneno tradicional. Depois de acordar, eu, minha mãe e esse amigo fomos ao centro por que meu amigo tinha uma coisa pra fazer e eu e minha mãe tínhamos que fazer uma consulta ao médico. Abençoado seja o convênio que minha progenitora tem com a clínica. Não fosse ele, eu ia na farmácia sem a receita e comprava o remédio, talvez errado, mas comprava. Já aconteceu comigo tantas vezes que eu já sei de cor o nome e pressinto os sintomas semanas antes. Otite na orelha externa, nome bonitinho pra dor chata parecida com cera entupindo a orelha, só que dói.
Bem, logo que terminamos a consulta, minha mãe voltou pra casa, e eu e meu amigo fomos até a Bibliote Pública fazer o meu cadastro, aquele que eu não consegui fazer antes.
Eu já sabia que era do jeito que é, mas foi um baque mesmo assim. Todos os livros malcuidados, caindo pedaços e remendados. No canto de uma estante, um Código Da Vinci torto, enrugado, em uma posição que causaria inveja em um instrutor de yoga. Em outra estante, na seção de livros juvenis, um Harry Potter sem capa, riscado e com páginas arrancadas. Esse me deu um leve nó no estômago.
E nem é essa a causa da minha reclamação. Eles estarem desse jeito é sinal de que foram bem usados. Os únicos que parecem estar mais ou menos inteiros são os maiores, os Crônicas de Nárnia da vida. Mas é que assim: cadastrados na biblioteca, tem 17 mil pessoas, em uma cidade com mais de 250 mil. É muito pouco.
As pessoas tinham que dar mais valor à cultura. Não precisa ser um rato de biblioteca como eu, mas ler é um exercício e como todos os outros exercícios ele faz bem pra saúde. Reclamar não adianta de nada, mas eu tinha que extravasar a opinião.
Mas pensando bem, até que isso pode ser bom. Para que existam os grandes donos de empresas, é preciso de pessoas que carreguem as pedras para eles. Um pensamento muito arrogante, egoísta e desprezível, mas o pior dos seus adjetivos é que ele é verdadeiro.
Ah, e amanhã começa o Big Brother. Nada como uma leve emburrecida para começar o ano. É um bom programa, não pelo contiúdo (sic), mas é que de vez em quando ocorre umas intrigas bem legais, além dos já tradicionais desfiles gratuitos de bunda.

Sem mais.

Abraço!

6 comentários:

Kari disse...

É, é muito triste ver que quase ninguém gosta de ler. Se você conversar com a maioria das pessoas, elas não lêem um livro por ano... É terrível perceber isso...

Ah não! BBB não!!!! Eca! Ô programinha idiota... aff

Beijão pra tu "guri"

Unknown disse...

Cara, dá uma olhada no Wikipédia sobre o "sic", pois não entendi o uso dele ali no finalzinho do texto. Até onde eu sei, ele serve pra justificar a escrita incorreta de uma palavra ou expressão, pois retoma exatamente a maneira como foi citada por outra pessoa. É mais ou menos isso.

E eu gosto de BBB. É como se fosse um programa de comédia, não acrescenta nada, mas também não subtrai. Apenas distrai.

Abraço!

Anônimo disse...

Grande Marquinhos!... Já viu que entramos numa roubada, né? Querer ser escritor num país oude quase ninguém lê... Quanto ao BBB, penso que daria um excelente conto. Já pensou, o "eliminado" da semana seria "eliminado" de fato. Aí sim, eu assistiria (rê, rê, rê!).
Por falar em conto, seu livro seguiu ontem. Até o final de semana vc já o terá em mãos. Depois que ler não esqueça de responder a enquete sobre o melhor conto na comunidade Exterema perfeição, Ok?
Valeu, guri!...

Anônimo disse...

BBB é o que há em matéria de diversão quase "erótica" e barracos! hahaha eu vejo só por isso também...

Não sei se diria infelizmente, mas o meundo É assim... "quem pode manda, quem não pode obedece", eu acho que o que devemos fazer é agradecer aos céus ou sei lá a quem ou o que pelo privilégio que temos de quem sabe um dia mandar e não obedecer! ;)

Jader disse...

Não concordo com o Antônio em alguns aspectos, mas, como diria Mara Maravilha (!?!), "não desconcordo" [sic].

A Unisinos tem uma das maiores e melhores bibliotecas do país e até da América Latina em termos de estrutura, organização e obviamente, de quantidade e variedade do acervo. Por isso certamente ela deve ser muitíssimo utilizada, certo? Infelizmente não. Claro que ela é aproveitada, mas dentro dos números googolescos que simbolizam seu volume de informação disponível, o acesso das pessoas ainda está bastante aquém...

O BBB e as novelas são algo pra desanuviar a mente e tirar o cérebro da sua mesa cheia de atribulações e conferir a ele um lugar à sombra para contemplar idéias simples, frases prontas e coisas menos formais.

Desencane...

Um abração!

Anônimo disse...

Na minha humilde opinião quem diz não gostar de uma coisa sem ao menos ter o mínimo conhecimento sobre é uma pessoa ignorante e não merece muito da minha pessoa, isso pra TUDO nessa vidinha batuta que temos.

Meu amigo, o Rei é o cara! ;)