domingo, 4 de novembro de 2007

Drogas

Este é um assunto muito presente hoje na sociedade. Ultimamente tem sido tópico de várias conversas, debates e programas de televisão. Vou falar sobre isso também.

Nesses últimos dias ocorreu uma festa rave em São Paulo, dessas que continua enquanto tiver gente dançando, e onde as pessoas não param de dançar enquanto a festa durar. É muito cansativo, pois elas geralmente levam mais de 30 horas para terminar, e várias das pessoas (jovens, em maioria esmagadora) ficam do início ao fim.
Até aí a descrição dela chega a ser romântica de tão bonita. Mas há um porém nessa história. Nessas festas são vendidas drogam muito pesadas, tal como ecstasy. Na festa em questão que ocorreu em SP, um garoto morreu por overdose depois de tomar algumas pílulas dessa droga.
Isso ocorre cada vez mais frequentemente. Mas por que eles ainda usam?
Em uma comunidade do orkut (chamada “eu uso drogas, e daí”) foi perguntado sobre isso, e o único participante da comunidade que realmente chegou a responder - a maioria fez um grande parágrafo só com palavrões e assemelhados - respondeu que ele usava para se sentir mais homem. Grande imbecil. Se ele é mais homem por usar drogas, só lamento, eu sou uma baita de uma bicha.
Tem quem diga que não faz mal, ou que faz mais bem do que mal. Vamos fazer uma pequena análise.
O legal das drogas é que elas te tiram da realidade. O ruim é que grandes quantidades causam overdose. Mas, mesmo que sejam usadas com parcimônia, cedo ou tarde o efeito de “viagem” passa e vem a depressão. Para cada ponto de prazer que a pessoa tem ao usar drogas ela tem dois de desprazer com a depressão. E o cigarro, mais especificamente, que é uma das mais usadas, não tem efeito bom nenhum. A pessoa não sente prazer nenhum em tragar a fumaça, se isola pois todos fogem do cheiro insuportável de câncer que fica no ar, ela fica dependente de algo que não é bom, apodrece os pulmões e, se isso tudo ainda é pouco, envelhece mais rápido. Mas que maravilha. Além de perder o tempo com o cigarro, ela perde o tempo que poderia vir a aproveitar no futuro.

Então, pessoal, escutem com atenção:
Não usem drogas! Impeçam que os outros usem! Usem a cabeça, botem pra funcionar as engrenagens, e notem que isso não leva a lugar nenhum, poxa.
Obrigado.

2 comentários:

Kari disse...

Eita que esse tá cada dia melhor!

Só fiquei um pouco triste ao ler esse texto, pois, do começo ao fim, lembrei de uma amiga minha. Ela sempre vai pra essas raves e adora. E claro que ela não podia ser diferente, ela usa ecstacy em todas as raves, e acredite, ela vai pra muitas. Ela ainda por cima fuma. Ela diz que não sente prazer ao fumar, mas diz que fuma pois precisa.

Eu faço de tudo pra ela parar. Já conversei, vivo dizendo coisas, mas não adianta. Isso ó me entristece, gostaria muito que ela lesse isso...

Beijão,
Kari

- Ana Paula - disse...

Oi marquinhos!

Pelo que sei cigarro dá prazer, sim... uma sensação do tranquilidade... mas, mesmo assim, existem meios mais saudáveis pra isso.

Um professor de biologia conta sobre alguns efeitos de drogas e tem uma, acho que é a cocaína que, mesmo usando uma vez só, experimentando, por exemplo, ela pode te dar efeitos pro resto da vida... e daí ele contou: imagina você, um executivo, tá no meio de uma reunião e de repente começa a ver elefantes voando... bichos estranhos...

Não, não... muito obrigado!

=]

Bjão!