segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Indignação

Quando uma pessoa nasce bem, é bem cuidada e sempre é cercada de carinho, ela tende a ter uma visão um tanto quanto “feliz” da vida. Quando se depara com a realidade nua e crua, leva um susto e estranha a diferença entre o que acaba de conhecer e a sua realidade anterior. Foi o que aconteceu comigo.
Eu sempre tive bem certa a idéia de que o mundo não é perfeito, mas é muito fácil pensar isso sentado na cozinha enquanto tem um maravilhoso almoço à frente, ou sentado na sala beliscando alguma guloseima enquanto assiste a um filme na televisão. É muito fácil dizer que não gosta de um prato sem antes prová-lo.
Como eu já devo ter dito alguma vez para vocês, no início do ano eu fui assaltado por um guri do meu tamanho, empunhando uma garrafa quebrada de cerveja. Ele levou cinco reais. Cinco reais.
O meu pai era taxista, e foi assaltado também. Isso na semana santa de 2004. Dois caras bem vestidos entraram no táxi dele, e pediram uma corrida lá para os cafundós do Judas. Lá anunciaram o assalto e pediram o dinheiro, meu pai deve ter tentado resistir e eles atiraram nele. Daí ele faleceu no hospital cinco dias depois. E eu tenho que dar destaque para três pontos: eles não levaram nada, um deles era menor de idade e nenhum dos dois foi preso.
Eu era novo demais pra entender essas coisas, e mesmo com isso tudo eu continuei a viver no meu mundo da fantasia.
Hoje de noite, na escola, foi que caiu a minha ficha. Lá só tem marginal! No corredor tinha gente fumando maconha a torto e a direito, lá fora eles estavam fazendo coisas que até Deus duvida, e descobri que o guri que me assaltou no começo do ano estuda à noite ali também. Passou por mim e nem me reconheceu. Deve ter assaltado muitos depois de mim, claro.
Na volta pra casa, e minha casa fica atrás da escola, eu passei a notar as coisas. As rodinhas de amigos na esquina puxando um fumo, cheirando coisas e etc...
O que é pra eu pensar? Melhor: o que é que eles pensam?
Como é que uma pessoa pode achar legal tocar a vida toda na privada e puxar a descarga? Como é que as garotas (que já foram legais) vão e ficam com esses caras, atrás de um “amor bandido” sem se tocar que é uma grande furada?
Ah, me faça um favor! Isso é falta de massa cinzenta! Gente com uma mentalidade desse tamanho tem mais é que se ferrar mesmo e deixar o mundo em paz.

Aff. Cansei.

4 comentários:

Kari disse...

É Marquinhos, a algum tempo eu já percebi que o mundo é divido em duas realidades e elas são bem diferentes.

Não entendo muitas coisas que vejo. Não entendo como um jovem troca a sua vida pelas drogas ou como uma menina troca um cara legal, por algum traficantezinho...
Existem inúmeras coisas que eu não entendo nessa vida, e acho que nunca vou entender.

Fica bem, tá?
Um beijão,

Anônimo disse...

Na verdade não são duas realidades, são milhares, mas enfim, não vem ao caso.

Sei como é isso, ter sua realidade deturpada, venho passando por isso há um tempo também... uma das coisas que conluí de fato: quem cai nessas roubadas é gente de mente fraca, gente burra.

E quando a pessoa nasce burra, morre burra. Infelizmente.

Anônimo disse...

Cara, certamente eu não sei exatamente como tu te sente porque perder uma pessoa dessa forma não é algo que se possa mensurar com facilidade. Minha avó foi brutalmente atropelada há pouco mais de dois anos por um motoqueiro idiota a mais de 90 km/h na frente do calçadão que, ao ultrapassar (pela direira!), colidiu de frente com minha avó que estava na faixa de pedestres a menos de 1 metro da calçada... numa quinta feira por volta das 14h30.
A audiência ocorreu há pouco menos de 1 mês e a "pena" por esse homicídio brutal foi algumas cestas básicas... está barato matar alguém, né? Ou pior ainda, quanto vale a vida de alguém?

É nessas horas que a gente percebe que nossa passagem pela terra deve ser muito bem aproveitada, porque somos limitados, finitos e imperfeitos...

Sei que existe a violência e a bandidagem, mas prefiro simplesmente não pensar nela. Não vou me curvar a elas e não vou me privar de fazer o que gosto. Tomo meus cuidados e não tenho medo de nada. Se acontecer algo, pelo menos eu estava aproveitando a vida.

E a inteligência é a única ferramenta capaz de mudar isso tudo. Pena que há tão poucos adeptos desta prática...

Cuide-se.
Um abraço!

Anônimo disse...

Seguindo seu raciocio...
é facil pensar em como é o mundo olhando de fora. Dificil é vivenciar tudo isso e ver de perto como as coisas acontecem "na vida real" e tb perceber (e agradecer) a vida "diferente" que voce tem.

Não sabia da historia do seu pai. Que historia! sei nem oq dizer :(

Mas isso ae, Perfeitinho, as pessoas vao trilhando suas vidas. Algumas têm ajuda e orientações da familia, outras não... eu já quis mudar muita coisa ao meu redor (ao me deparar com realidades tão diferentes), mas, infelizmente, não é assim que as coisas funcionam. =////

:**