segunda-feira, 5 de novembro de 2007

O Esquecimento logo em frente

Tenho tido vários insights ultimamente. Sobre a vida, sobre as pessoas, e sobre a morte.
Um deles refere-se a nossa vida curta em que sempre esperamos algo mais, em que estamos sempre em busca de algo mais.
Podemos ter tudo o que queremos, mas apesar disso queremos mais. Meio como se sempre houvesse um vazio a ser preenchido. E não só do ponto de vista material, pois a idéia também se aplica ao emocional e ao intelectual.
Passamos o dia todo esperando a hora de ir dormir e descansar, esperamos a semana toda pelo final de semana para poder descansar ainda mais, e esperamos o ano todo pelas férias para poder esquecer dos problemas e esticar as pernas em uma atitude bem Hakuna Matata. Depois nos aposentamos, na esperança de que isso nos faça parar quietos de uma vez, e mesmo assim ainda não estamos completos, falta alguma coisa.
Francamente, se não houver um paraíso ou uma vida depois da morte, é muita sacanagem com todos nós.
(Essa deve ser a principal dificuldade de se ser ateu, pois para eles a vida é uma corrida rumo ao esquecimento, mas isso não vem ao caso).
Então, quando termina essa busca?
E eu mesmo respondo: essa busca não termina nunca.
O vazio que provoca essa busca é algo valiosíssimo, pois sem ele nós seríamos muito acomodados e não tentaríamos melhorar nada em nós mesmos. E a graça de viver não é chegar ao final da vida, a graça de viver é ter a lembrança de todos os momentos felizes que você teve no decorrer dela.
É aquela história do Horizonte, que o Jader postou. Nós nunca chegamos a ele, por que o único propósito dele é o de fazer-nos andar em sua direção. Captaram? Pois é...

Era isso pessoal, post pequeno, mas tá valendo...

Abraço!

6 comentários:

Anônimo disse...

Bom, eu creio que toda essa busca, essa "insatisfação" que temos é fruto de uma essência que nos torna humanos, que nos torna diferente dos outros seres viventes e tal...

Enfim, eu também já me questionei sobre o que se passa na cabeça de pessoas que não possuem crença alguma, me soa meio triste isso, não sei... até porque penso da mesma forma que você, não existir destino algum depois dessa vita brevis seria uma enorme injustiça, ou talvez... nem seja (se pensarmos em alguma inteligência ou natureza maior que a nossa, ou seja, se enxergarmos claramente de um ponto de vista externo, sabe?), mas sim seja complexo demais para o ser humano compreender, e então acaba soando como "uma puta sacanagem"... ficou confuso? Espero que tenha entendido... hehe...

Espaço legal, vou aparecer mais vezes, abraços! ;)

Unknown disse...

Esse post poderia chamar-se 'Freud de Novo Hamburgo explica'... Que coisa profunda, meu caro! Você tem uma queda (queda, não: precipício!) pela filosofia, Marquinhos. Aproveite, quem sabe não está aí uma carreira promissora?
Uma grd semana pra ti!

Kari disse...

Olha, o que importa não é o tamanho do post, mas o conteúdo dele e olha, o conteúdo desse post está muito bom.
Pois é, gostei da estória do horizonte e tenho que concordar.
Ah! Me fez lembrar uma frase, "quem pode o que quer, queira o que pode", será que nós conseguimos?

Marquinhos, estas cada dia melhor em...

Beijão,
Kari

Anônimo disse...

Oiexxx... tudo bom?
Não me fale em morte, estou até as tampas como dizem com a minha monografia que é sobre morte, mas legal você pensar nisso.
Geralmente as pessoas preferem adiar ou fingir que a morte não existe ou que acontece com o outro mas tudo bem, faz parte do ser humano.
Hehehehe, pô vou querer saber quais são as palavras usadas pelos russo para o beber, se puder me passar depois, tenho vários amigos que classificar hehehehe.
Beijocas

Anônimo disse...

Oiexxx... tudo bom?
Não me fale em morte, estou até as tampas como dizem com a minha monografia que é sobre morte, mas legal você pensar nisso.
Geralmente as pessoas preferem adiar ou fingir que a morte não existe ou que acontece com o outro mas tudo bem, faz parte do ser humano.
Hehehehe, pô vou querer saber quais são as palavras usadas pelos russo para o beber, se puder me passar depois, tenho vários amigos que classificar hehehehe.
Beijocas

Anônimo disse...

Oiexxx... tudo bom?
Não me fale em morte, estou até as tampas como dizem com a minha monografia que é sobre morte, mas legal você pensar nisso.
Geralmente as pessoas preferem adiar ou fingir que a morte não existe ou que acontece com o outro mas tudo bem, faz parte do ser humano.
Hehehehe, pô vou querer saber quais são as palavras usadas pelos russo para o beber, se puder me passar depois, tenho vários amigos que classificar hehehehe.
Beijocas

Obs.: Foi mal, não li direito e saiu como anônimo = ]