quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Agora podem começar o Ano

Nestes dias de Carnaval, fiz bastante coisa. Segue a narrativa.
Sábado de noite veio aqui em casa meu irmão Jader, com quatro filmes pra olharmos. O primeiro é uma comédia muito boa sobre uma mulher que descobre que vai morrer e começa a aproveitar a vida ao máximo, não lembro o nome em português, mas em inglês é Last Holidays. O segundo é sobre a vida do Ray Charles, tão rasgador de seda quanto o 2 filhos de Francisco. O terceiro é De-Lovely (acho), sobre a vida de um compositor de musicais, mas esse filme eu não consegui ver pois o sono falou mais alto. O quarto filme acredito que ninguém tenha olhado, pelos mesmos motivos que eu não olhei o terceiro.
Lá pelas tantas o Jader recebe uma ligação, onde avisam ele que é pra me deixar em Tramandaí quando ele fosse pra Capão da Canoa. Tipo assim, fui convidado do nada pra ir passar uns dias na casa onde estão a minha regente Neusa, o marido dela e uma amiga nossa.
Domingo, depois de chegar lá, conversamos bastante e de noite fomos a um lugar onde eles servem comida e tem música pra dançar. Foi bem divertido, a maior parte era uma velharada solteira, e a todo momento conseguíamos escutar uma ou outra cantada que um velho dava numa velha. Dancei mesmo assim, hehehe.
Ah, vale lembrar que lá o vento estava gelado e eu não havia levado casaco por achar que não ia precisar. Doce inocência. Cheguei a pensar que ia virar picolé de vez. E foi nesse frio que eu fui pular carnaval na beira da praia. Nunca tinha pulado carnaval antes, e não sabia que ia gostar tanto.
No dia seguinte, fomos pra praia de manhã. Muito tri praia de mar, a tempos que eu não ia. Aquela areia branquinha e bem fininha, as ondas indo longe, o repuxo forte, as meninas de biquíni, enfim, um paraíso. Só não gosto muito do sal na água, deixa a boca seca, os olhos ardendo e a sensação de estar sendo temperado.
De tarde caminhamos pelo centro, depois mais praia, e mais depois ainda fomos na casa de uma amiga pra cantar e jogar conversa fora. Até serenatas nós fizemos (enquanto isso, claro, o vento frio pegando nós de jeito).
Fomos dormir, não sem antes pular mais um pouco de carnaval, totalmente exaustos. Acordamos em um horário em que o café da manhã virou almoço, e fomos pra praia de novo. Na volta, nos arrumamos e eu peguei carona de volta para casa, fiz algumas coisas, matei a saudade do pc, dormi, acordei, almocei e agora aqui estou eu.

De todas as coisas que essa estada lá foi, além de divertida, alegre, e bem aproveitada, ela foi uma ótima experiência. Quero repetir ainda muitas vezes isso, sem dúvida.

E agora, um espaço para um pouco de cultura aqui. É sobre o carnaval.
Há dez mil anos, ele era uma festa pra comemorar as colheitas, depois tornou-se uma festa ao Deus Dionísio, deus do êxtase e do entusiasmo. Depois disso, o carnaval passou a incluir orgias sexuais e etílicas (característica que tem até hoje). As festas eram tão populares que a Igreja decidiu parar de combatê-las, e oficializou a folia na tentativa de conter a libertinagem. A palavra “carnaval” está ligada á tradição cristã e não comer carne no período que precede a paixão de Cristo. “Carnaval” deriva do latim carnelevamen (tirar a carne) que, depois, modificou-se para carne, vale (adeus carne).

Abração!

4 comentários:

Anônimo disse...

Seu carnaval foi animado, hein?!
\o/
O meu foi uma beleza...
em casa... ¬¬
pode perceber que postei quase todos os dias desse mÊs já!
hahahahha

E quanto ao seu momento cultura (uuuiii), vc tá bombando, hein?!
aquela informação que vc me deu sobre o sotaque carioca eu já espalhei aos quatro cantos!
:D

Beeeijooo

Jader disse...

Viva tudo isso...
Precisamos fazer indiadas dessas mais vezes!

Obrigado pela parceria irmãozinho!
Um abraço!

Anônimo disse...

E viva as orgias sexuais e etílicas! =D


Carnaval é o que há, garoto! ^^

Kari disse...

Marquinhos também é cultura em!!!
êêêêêê

Poxa... qe inveja do teu carnaval em... Assim como a Candy, fiquei em casa e quase que o tempo todo conversando com ela... heheheeheheh

Beijão pra tu "guri"