quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Teoria das Múltiplas Inteligências

Devido a uma seqüência de circunstâncias, fui hoje no meio da tarde com meu primo trocar os livros na biblioteca. Andamos pelo shopping logo depois e fomos pra casa. Então ele me convida pra ir lá em cima nos campos do Liberato pra correr e jogar bola. Eu aceito e vamos.
Como é de se esperar de um estudante em férias que é absolutamente sedentário, eu mal agüentei cinco voltas na quadra. Dizem eles que uma volta corresponde a duzentos e cinqüenta metros, então não fui tão mal assim ao correr um quilômetro e duzentos e cinqüenta metros. Escrevi por extenso todas as medidas pra parecer bastante, como sei que vão entender. Lá, além da quadra e da pista ao redor da primeira, também haviam alguns “brinquedos de fisiculturista”. Nos apoios eu fui bem, faço bastante isso em casa. Na barra que eu me surpreendi comigo mesmo: fiz o dobro do que eu achava que era capaz.
Pois bem, como eu disse, eu sou um estudante em férias absolutamente sedentário, por isso cheguei cambaleante e vendo estrelinhas em casa. As rótulas do meu joelho querem imitar as rolhas de champanhe e sair voando. (Se alguma delas cair no quintal da casa de vocês, aí por São Paulo, Rio de Janeiro ou no nordestão, mande-as de volta pelo Sedex). As minhas coxas poderiam estar flácidas, se não estivessem duras feitas pedras de alicerce, e as solas dos meus pés clamou independência e saiu pelo mundo em busca do meu ego, aquele vagabundo que nunca mais mandou notícias. As partes de cima do corpo não estão doendo, apenas o suficiente pra me lembrar que existem.
Durante o treino/musculação/masoquismo da tarde, eles (além de mim e do meu primo estavam outros guris ex-colegas meus. A maioria era formada pelos caras que jogam bola no recreio, mas que apesar disso são legais) inventaram de jogar futebol. Eu, claro, aceitei. Gente, graças a Deus que o pessoal era gente boa e não tiraram sarro, por que eu dei um show de como não se deve jogar futebol. Lá pelos primeiros cinco minutos de jogo eu desisti e troquei de lugar com o goleiro. Antes da metade do jogo, depois de frangaços e chapéus espetaculares, eu desisti e troquei de lugar com o cara que fica do lado de fora do campo, esperando a vez de jogar. Eu fiquei esperando um anjo me levar pro limbo, mas fiquei ao redor deles mesmo assim.
O que me leva ao assunto que intitula o post de hoje: inteligências múltiplas. Escolhi este tema por que hoje foi a maior prova de que realmente deve existir algo disso. Por que eu, que modéstia à parte tenho boas notas em todas as matérias, jogo tão mal um simples jogo de onde se deve passar uma bola por uma goleira? Eu mesmo respondo: por que tenho inteligências mais aprimoradas diferentes das que o pessoal que estava lá em cima tem. E agora, como não poderia faltar em um texto “cultural” desses, vou listar as inteligências que foram identificadas até agora. Copiei esse trecho da Wikipédia, se quiserem ver a página completa, venham aqui.

--Lógico-matemática - abrange a capacidade de analisar problemas, operações matemáticas e questões científicas. Medida por testes de QI, é mais desenvolvida em matemáticos, engenheiros e cientistas, por exemplo.
--Lingüística - caracteriza-se pela maior sensibilidade para a língua falada e escrita. Também medida por testes de QI, é predominante em oradores, escritores e poetas.
--Espacial - expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual de modo minucioso. É mais desenvolvida em arquitetos, desenhistas e escultores.
--Musical - expressa-se através da habilidade para tocar, compor e apreciar padrões musicais, sendo mais forte em músicos, compositores e dançarinos.
--Físico-cinestésica - traduz-se na maior capacidade de utilizar o corpo para a dança e os esportes. É mais desenvolvida em mímicos, dançarinos e desportistas, por exemplo.
--Intrapessoal - expressa na capacidade de se conhecer, estando mais desenvolvida em escritores, psicoterapeutas e conselheiros.
--Interpessoal - é uma habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Encontra-se mais desenvolvida em políticos, religiosos e professores.
--Naturalista - traduz-se na sensibilidade para compreender e organizar os fenômenos e padrões da natureza. É característica de paisagistas, arquitetos e mateiros, por exemplo.

Eu acho que as que eu tenho mais desenvolvidas são a lógico-matemática e a lingüística, ficando em segundo plano a musical e espacial. O resto é menos desenvolvida. E na minha opinião, a físico-cinestésica seria mais uma habilidade, não uma inteligência propriamente dita. E as interpessoal e intrapessoal eu considero sabedoria, mas os psicólogos devem ter seus motivos para considerar todas essas oito inteligências. Quem sou eu pra discordar?

Enfim, era isso.

Um abração pra vocês!

8 comentários:

Jader disse...

Olha, eu ainda tenho em algum lugar do meu PC os testes para IM...
Concordo com estes estudos e o que me deixa mais feliz é que, destas áreas do cérebro responsáveis por cada um dos segmentos, a música está geograficamente muito próxima de 6 das 8 áreas de IM... e o que isso quer dizer? Que ao estudar música, uma pessoa indiretamente estimula o desenvolvimento dessas outras regiões do cérebro e facilita o aprendizado nessas outras áreas. Tri, né?

Também não sei jogar futebol (não é uma comparação do tipo "eu jogo mal", não mesmo... eu REALMENTE NÃO SEI JOGAR FUTEBOL)...
Não tenho problemas com relacionamentos interpessoais, o que poderia ser algum motivo pra não gostar de esportes de grupo... mesmo sendo péssimo no vôlei, é um esporte que eu ainda prefiro em comparação ao futebol... e fui reconhecer a importância do esporte depois de grande... sempre detestei as aulas de educação física, mas que ironia, me descobri, anos depois, apaixonado pela natação...

Coisas da vida...
Abraço, maninho!

Antônio Dutra Jr. disse...

Ao que tudo indica, sou o único da FUB que trata a bola com carinho. Sou realmente viciado em futebol, gosto muito de jogar e, modéstia à parte, jogo bem.

Parei pra pensar um pouco nas inteligências que me são mais desenvolvidas... interessante esse assunto. Mostra que cada pessoa tem seus pontos fortes e fracos, tornando-nos diferentes e necessitados uns dos outros para nos completarmos. Faz sentido.

Abraço!

ContaPraMarcela disse...

Maquito!
Estou correeeendo hoje! Preciso escolher, ou leio o texto com atenção ou deixo um comentário enorme. Escolhi ler =D
Está ótimo. Depois eu passo pra falar melhor sobre ele, ta?
Obrigada pelas visitas!
Um beijo!

Gisele Sanches disse...

acho q eu to soh na logico matematica...
e memso assim, soh na parte de analise de problemas e qstoes cientificas... pq a parte de operações matematica,s eu fiquei devendo
hUAhUAhUAhuHa
:*

Gisele Sanches disse...

então, eu faço um serviço de sabão, nem sei se é assim q fqz mesmo.
sabe onde tu coloca os links, tem uma pá de opção de coisas p por, né?
ai eu coloco a de imagem...
p cada selinho q eu ponho, coloco um.

acho q nao deu p entender, né? *-)

vou dar um print e mando o link p tu

;*

Gisele Sanches disse...

http://xs224.xs.to/xs224/08076/nah278.jpg

Anônimo disse...

Bom, eu já fui um craque. Hoje, sou um caco... A idade chega, o corpo não reconhece mais o comando do cérebro. Pior é ouvir as pessoas falando "O senhor isso", "O senhor aquilo"... Senhor, que senhor? Eu sou jovem... Vc ainda vai saber o que é isso, Marquinhos.
Bom domingo!

Anônimo disse...

hahaha
gostou da foto, hein?!
danadEEEEnho!
iahuahuauaha

Qnt as inteligencias...
não sou mto a favor de "medir", mas se é pra fazer pode-se dividi-las num monte mesmo.
Dessas que eu li eu acho que me encaixo em linguistica, fisico-cinestesica, intrapessoal, interpessoal. E um pouquinho de nada da matemática.
A pior de todas sem dúvida é a espacial!
uahuahauahuahhu

Bom fds, branquelo2!
:D

;*******