terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

GG

A preocupação com a imagem e aparência é cada vez mais presente. Os políticos pensam na imagem do país lá fora, pensam na própria imagem (e quantos votos arrecadarão com ela), suas mulheres pensam qual batom será o mais apropriado para ressaltar a sua imagem, e seus filhos, mesmo que inconscientemente, pensam em como poderão desmoralizar a imagem do pai e assim conseguir alguma atenção. Os modelos, os atores e atrizes, estes mais do que todo mundo se preocupam com a imagem. E não são só eles que o fazem.
O João da tenda se preocupa, o Zé do bar se preocupa, a caixa número dois de qualquer mercado se preocupa... Todo mundo se preocupa com a imagem. Para o cérebro, algo tão mais importante, não dedicam sequer uma preocupaçãozinha. Mas eles devem ter suas razões.
Antigamente, nos tempos das cavernas, os homens escolhiam as mulheres mais saudáveis para procriar, por que quanto mais saudável ela for, mais chance de o filho nascer saudável existirá. As mulheres, por sua vez, escolhiam os machos mais fortes, os que tinham mais chance de manter a família toda bem alimentada e que mais provavelmente não morreriam durante uma caçada.
Hoje em dia, esses conceitos são inúteis, já que poucos entre nós saem de manhã de casa para caçar (pelo menos “caçar” em seu sentido mais denotativo). O dinheiro substituiu a força, e agora qualquer escolha de parceiro baseada em força ou saúde, como era feito na idade da pedra, poderá ser considerada eugenia e, pelos mais chatos, nazismo puro e simples.
O que significa que a preocupação com a aparência deixou de ser tão importante, sem deixar de ser presente. Quem não é bonito como manda os ideais de beleza é um fracassado, quem não tem o peso exatamente igual ao ideal, grama por grama, é um fracassado também.
As lojas de roupas para gordinhos são um exemplo. Falo daquelas que só vendem roupas de tamanho G para cima, ou que fazem roupas sob medida, cobrando por hectare de tecido usado. Entrar em uma dessas é assinar a sentença de não ter sido capaz de controlar o apetite, o que faz com que grande parte dos gordinhos não vá nessas lojas, e continuem a se asfixiar nas roupas apertadas das outras lojas.
Mesmo as que se dizem não ligar para o que os outros pensam (tais como as vizinhas, tias, mães, mães de amigos...), no fundo ligam sim. Depois de sair de uma loja especial como a que eu descrevi mais acima, com as sacolas cheias de roupas novas e gigantescas, elas comentam discretamente, aos berros, como vai ser agradável presentear as amigas com aquelas roupas. Confessar que as roupas são para elas próprias, nem sob tortura.
Mas existe uma saída. Vamos voltar para as cavernas, viver como antigamente, para que essa preocupação com a imagem deixe de ser tão fútil. Vamos caçar mastodontes, fazer desenhos nas paredes, construir um Stonehenge, aposentar os eletrônicos, computadores e tudo o mais da tecnologia. O “tudo o mais” inclui alimentos industrializados, móveis, casas, aparelhos de musculação, de barbear, cosméticos...
Enfim, é melhor continuar com a preocupação. Afinal, sem os cosméticos, como eu vou arrumar meu cabelo todo dia de manhã? O que seria de minha imagem? Não, não e não. Tudo menos isso.

4 comentários:

Kari disse...

Eu acho que o importante é estar bem consigo mesmo.
Se você usa tamnho GG e se sente bem, ótimo. Se usa antes do PP e assim está satisfeita, ótimo também.
O que não gosto é pessoas sem estrutura física para os 40kg, por exemplo, lutando contra tudo e contra todos para chegar aos 39kg. E sim... manter a imagem é tudo hoje em dia. Mas acho que as pessoas acabam exagerando um pouco.
Outra coisa que não entendo é esse medo tremendo de envelher, que faz as mulheres fazerem não sei quantas plásticas e usar quilos e quilos de maquiagem...
Aí aí essa imagem...
Será que vale a pena tanto para preservá-la?




Beijão pra tu guri

Anônimo disse...

Há pesquisas que dizem que, mesmo inconscientemente (não gosto de dizer essa palavra pq denota tanta coisa que tenho estudado ao longo desses quase 5 anos, mas enfim...), homens continuam 'selecionando' as mulheres assim, e as mulheres idem.

*selecionando é ótimo... pq se vc for reparar no critério de seleção de certas pessoas... =X
hahaha

Mas tenho que concordar que a preocupação com a a beleza é excessiva sim.
No entanto, pensa comigo: vc não sairia de casa sem ajeitar o cabelo, por exemplo, né?
Outra pessoa pode vir e achar que isso já é se preocupar excessivamente com aparência.
Coisa de referencial mesmo. Entende oq quero dizer?

E assumir que é assim ou assado, é brabo! ainda mais se levar em conta o externo, que é oq as pessoas mais vêem e julgam.
Viva as capas de revistas com mulheres maravilhosas que a maioria (maioria meeeeesmo) nunca vai chegar aos pés de ser!
\o/

Beiiijo, vaidoooso da minha vida
:D

Jader disse...

Cara, há preferências, há tendências e há desejos... mas acima de tudo há o bom senso!

Um bando de imbecis ditam as tendências de vestuário e de padrão corporal que não correspondem a quase ninguém. E são magnatas que movimentam bilhões de dólares por ano em passarelas por todo o mundo.

As pessoas desejam o que tem para vender nas lojas e o que tem para vender em termos de cirurgia plástica para poder caber dentro do que as lojas vendem.

As pessoas nascem com um corpo que quase sempre é adequado ao seu comportamento e filosofia de vida... mas preferm o corpo da vizinha... e acho que poderiam ter se mudassem seus hábitos.

Eu sou magro e sou exceção para os quesitos dieta, roupa, metabolismo...
Gostaria de ganhar uns quilinhos, mas isso não me impede de ser feliz...

Um abração!
(Continuo aguardando resposta)

Antônio Dutra Jr. disse...

Puta merda, três comentários quilométricos...

O meu vai ser curtinho, porque eu não dou muita bola pra essas coisas.

Mas li. =]

Um abraço!