sábado, 16 de fevereiro de 2008

Por que eu escrevo?

No banho, lugar onde geralmente eu tenho as idéias para os textos daqui do blog, me surgiu na cabeça a pergunta título do post de hoje. Por que eu escrevo?
Antes de tudo, por que eu gosto de ter a idéia de que eu, de algum modo, estou fazendo bem pra mim mesmo (o que, em termos marcusvinicianos, quer dizer estar aprendendo ou estar moldando melhor uma habilidade), e como todos que já escrevem há algum tempo sabem, escrever faz muito bem. Melhora os papos, te deixa mais ligado em diversos assuntos, te deixa de um modo geral mais esperto e inteligente, e, no meu caso, também faz com que a cabeça pense de um jeito melhor (gente, desde que eu tenho blog, meus pensamentos têm vírgula, ponto, parágrafo, vocabulário diferente e tudo isso no lugar certo. Ou pelo menos no lugar onde minha cabeça ache que está certo).
Eu também escrevo pra poder expor as minhas idéias, de modo que as pessoas possam opinar a respeito, ou pra mostrar uma produção minha (crônica, conto, e tantos outros estilos que eu tento escrever) e ouvir as críticas, para um dia quem sabe deixar de ser pseudo-escritor. Até dá pra dizer que algumas vezes eu escrevo simplesmente pra me livrar de algo que incomoda a concentração. E nesse estilo de pensar, eu também escrevo pra poder demonstrar a minha própria opinião sobre certo assunto, defender um ponto de vista ou o que for, mesmo que seja apenas uma reflexão que eu por ventura tenha em momentos de ócio. Até, por falar nisso, está me pinicando uma idéia na cabeça, que está me induzindo a um dia desses escrever sobre religião, já que se eu falar em qualquer lugar sobre isso as pessoas ao redor me crucificam. Talvez levem numa boa se for numa reunião de amigos (e olhe lá), mas esses momentos não servem pra falar de religião.
Não fossem suficientes os motivos acima listados, eu também escrevo por que sou vaidoso pacas, e não tem n-a-d-a melhor do que um elogio sincero, e por que nos dias em que eu estou com espírito de porco eu quero mais é sacanear as pessoas “obrigando-as” a ler minhas besteiras. Tipo hoje assim.

Enfim, escrevi, escrevi, e no final não saiu nada muito legal, mas tá aí. Escrevo por isso também: poder ver no final de um texto ruim que eu sou humano e tenho muito a melhorar ou ver no final de um texto bom que eu estou progredindo e que um dia eu talvez chegue lá. E, afinal, como diz a Kari, “eu escrevo, vocês lêem se quiser”.

Abração pra todos!

PS: meu pé mandou notícias, encontrou com meu ego lá no Egito, enquanto este procurava ouro dentro da esfinge. Agora foi em busca do seu maior ídolo, um Iéte no Himalaia, vulgo Pé-Grande, para trocar idéias sobre frieiras e micoses. Meus joelhos foram atrás, voando com a mesma propulsão de mísseis intercontinentais.

4 comentários:

Kamilla Barcelos disse...

Tenho idéias de textos a todo momento, só falta depois eu lembrar de todas elas.
A minha vida está divida em antes e depois do meu blog! Eu amadureci mto com ele.
Cada vez q a gente escrever, nós melhoramos; por isso não pare de escrever nunca!!!
Gostei do seu jeito de escrever.

Kari disse...

Já me fiz essa mesma pergunta, mas em um momento diferente.
Logo quando entrei na faculdade e tentaram me convencer de que existem algumas fórmulas para se escrever um texto. Então me questionei e percebi que, não importa se existem fórumas, eu não as gosto de usar, não no meu blog, no meu espaço. Onde escreve de tudo, tudo o que sinto ou simplesmente o que quero. Algo que me vem na cabeça ou algo que já não aguento mais guardar.
E é isso mesmo, não importa pra que escrever, o que importa é escrever pra você, pra se sentir bem. E, quem quiser que leia, e se não quiser, até a próxima...

Beijão pra tu "guri"

Gisele Sanches disse...

Eu escrevo porque...
Hum...
Pra expôr as ideias, talvez... Escrever faz bem, sabe? Sei que não escrevo bem, e que minhas ideias não sao as mais criativas... Mas escrever estimula a ler... E leitura é tudo, não?
Sobre religião, eu não gosto de falar... É informação demais pra minha cabeça...
Mas se um dia tu escrever sobre, eu darei minha opinião.


Beijo

ContaPraMarcela disse...

Ei Marquinhos... sabia que eu tbm tenho muitas idéias no banho? Que engraçado, né?
Muito obrigada pelas visitas e por tudo o que me diz, viu? Vc é um doce de menino que eu adoro ler.
Adorei saber porque você escreve, talvez muitos desses motivos tbm sejam meus.

Um beijo, e boa semana!

PS: eu morri de rir com o seu PS.. auhauhuahua vc é uma figura!