domingo, 14 de outubro de 2007

Como vai ser o Futuro?

Uma hora todos pensam nisso. Pelo menos todos aqueles que têm algum tempo de raciocínio ocioso, ou que realmente ocupam a cabeça com uma coisa dessas.
Nada de pensar em que não há futuro para nossa espécie. Há sim. Nós somos 6 bilhões de amontoados de carbono que desenvolveram alguma inteligência (não muita) em decorrência da evolução. Isso é gente demais.
Mesmo depois de um efeito estufa, ou de uma guerra nuclear, algumas comunidades de homo sapiens hão de sobreviver. Talvez um pouco bronzeadas ou com membros a mais, mas irão sobreviver.
Então, provado que nós vamos resistir, veremos como vai ser nosso futuro.

Carros mais velozes, voadores e menos poluentes, mas que terão de correr em um mundo quente e desolado. Celulares, computadores, microondas, etc., todos esses aparelhos de hoje em dia vão ser bem menores e possivelmente vão estar acoplados a tantos outros que ainda vamos inventar.
Televisões holográficas, videogames que imitam a realidade, prisões por congelamento, robôs falantes e pensantes, isso tudo, essas coisas que parecem ser de ficção, vão ser realidade.
Então alguém da platéia se levanta e pergunta: “Ta, tudo muito bonito e alegre, mas isso vai demorar muito, então o que nos importa, se já estaremos mortos?”. O palestrante nesse momento agradece a pergunta muito oportuna e aponta para mim para eu poder continuar o texto.
Com os avanços da genética e da medicina logo será possível viver bem mais, e talvez, em um visão bem mais otimista, pra sempre. Então vão logo arrumando algo pra fazer nas tardes de domingo, pra não morrer de tédio (será a única forma interna de morrer).

Então, daqui a 1 bilhão de anos, quando o nosso sol começar a esquentar demais, toda a água da Terra vai evaporar, e toda a água de Marte vai derreter. Vamos de mala e cuia pra lá, tomar um banho refrescante nas recém criadas praias marcianas.
Dali mais 4,5 bilhões de anos, depois que nós já nos acostumamos com Marte, vamos ter que nos mudar mais uma vez. Como o hidrogênio do Sol vai ter acabado, ele vai começar a inchar, tornando as coisas bem quentes em Marte, e nossa única alternativa vai ser ir rapidamente para a periferia, lá em Plutão ou em um dos planetas por perto.
Em 7 bilhões de anos, o sol vai ter inchado tanto (vai ficar 166 vezes o tamanho natural) que mesmo de Plutão vai ser impossível olhar pra ele. Vamos andar noite e dia de óculos escuros.
O Sol vai então começar a encolher assim que aprender a usar hélio como combustível, o que vai tornar possível nós voltarmos para a Terra para dar um último tchau. Mas nada de fincar residência, essa fase dura apenas 100 milhões de anos, pois uma hora o hélio acaba, e quando isso acontecer o sol começará a se expandir de novo, o que nos obrigará a sair definitivamente do nosso tão querido sistema solar. A opção mais próxima vai ser o sistema da estrela de Bernard, que fica a 6 anos luz de distância. Relaxe e curta a viagem.

Claro que isso ainda vai demorar um pouquinho, e nós ainda temos tempo de aproveitar esse solzão maravilhoso aqui do Brasil.
Mas é melhor você se acostumar com a idéia de virar um mochileiro das galáxias.

E como você acha que vai ser o futuro?

Abraço!

10 comentários:

Kari disse...

Marquinhos, tu jogou algum jogo do pc hoje???

Sabia que eu nunca tinha parado pra pensar nesse futuro assim tão "futurístico"?
O máximo que eu consigo imaginar sou eu, daqui a uns 30anos e olhe lá...

Quanto a pergunta, não tenho ideia de como será o futuro e acho melhor nem saber, né? É melhor ir vivendo um dia de cada vez...

Beijão pra tu

Anônimo disse...

Isso é o que eu chamo de ser estritamente o inverso de um saudosista.
Futuro, para mim, é no máximo pensar no fim-de-semana seguinte ao feriado de Finados, que é quando não tenho nada planejado ainda. Ainda assim, sei que farei algo com a Ana e que no domingo nos encontraremos na tua casa.
Meu conservadorismo permite que eu queira ser um velhinho normal que, após os idos de oitenta, ou noventa e picos, durma o sono eterno e continue minha missão ao lado do Pai Celeste.
Pra viajar na maionese (e nas galáxias) desse jeito, eu teria que fumar alguma erva venenosa. Acontece que eu odeio fumaça...

Um abraço!

Daniele disse...

Nossa, q nó q vc me deu! rs
Eu concordo com o post acima, o máaaximo q penso de futuro são algumas semanas pra frente...
N tenho idéia do q serei daqui a 10 anos por exemplo. Onde estarei, com quem estarei, o q estarei fazendo...
Pode parecer falta de metas ou planos, mas nem é. É pq ñ sei mesmo... hehe
Estive aqui antes e tô voltando. Achei seu blog através do Antonio (que momento!)
Beijão e uma boa semana!

Anônimo disse...

Marquinhos, eu tive dois professores na faculdade (um de astronomia e outro de geologia, ambos excelentes, formidáveis, competentíssimos, cada um na sua área) que nos deram longas aulas sobre origem e evolução do universo, formação dos planetas, etc...
um deles com enfoque cosmológico e outro com enfoque biológico, que é onde eu quero fazer o link pra esse post.

mais de 99% das espécies animais e vegetais que já passaram por esse planeta já foram extintas, um dia não teremos mais ar nem água, seremos vaporizados pelo calor do sol em expansão, congelaremos depois que o grandão se encolher, tornando o planeta estéril e completamente inóspito para qualquer possibilidade de vida e poderemos ser comprimidos num buraco negro.
motivante, não é?

se for por esse ponto de vista puramente científico, não vale a pena lutar por mais nada, certo?
errado. nosso lado humano lembra que nossa efêmera passagem por este mundo não representa quase nada na ordem de grandeza do tempo sideral que começou há mais de 13 bilhões de anos com o big-bang.

nossa concepção religiosa apita nesse momento (que momento, heim Antônio?) e em sicretismo com o Renato Russo ouvimos as belas palavras de "Tempo Perdido":
"sempre em frente... não temos tempo a perder... temos nosso próprio tempo.. somos tão jovens..."

baita abraço, guri! de urso!
amanhã tem showzaço!

Thayssa disse...

aaaah adorei teu blog, nao vou mentir inda nao li o texto, nao to com mt tempo, =x mais salvei teu blog nos favoritos, e qndo tiver com mais tempo volto aki pra ler
t-u-d-o.!
parabens, blog realmente bom.!
:*

Anônimo disse...

Olá!!!
É melhor então eu arrumar uma mochila um pouco maior do que a que eu uso diariamente hehehe...
Se for pra me tornar uma mochileira das galáxias, prefiro que seja a companhia de um presidente como no filme, que tem o cérebro alimentado por limões e por um robozinho simpático maníaco depressivo... hehehehe.
Gostei do seu texto... boa semana!

Thayssa disse...

pronto, x) agora eu li, nossa texto muito bom. Prisoes cogelantes, �?! auausau, vai ser legal. Eu imagino um futuro menos tragico, pelo menos pra mim, quero ser uma juiza renomada com uma linda familia...E aos 60 largar tudo-menos a familia-e montar um quiosque na praia, e viveremos de brisa e amor.! :D
Brigada pelos comentarios, que bom que gostou dos textos.!
tchau bonitao do sul, muito modesto memso.! uashaushaushua
:D
Beijos.!
:*

Anônimo disse...

eii, cadê o 'sinhô'???
sumiuu!
tem um "treco" pra tu no meu blog! =D

;***

Anônimo disse...

'olá marcos, olha cara gostei da ideia, se todos pensasem assim, amaria mais e cuidava melhor da nossa amada terra. um forte abaço.

Tainara disse...

Nossa,eu já pensei o jeito do ''futuro''que os carros iam voar e etc.. Mais nunca pensei que ia ser do jeito que você disse. gostei muito da suas ideias, um abração bem apertado!